• AUH 119 - HISTÓRIA DA PAISAGEM BRASILEIRA (graduação, Optativa). Professor responsável: Euler Sandeville Jr. Convidados: performer Inajá Tetembuá, professores José Pedro de Oliveira Costa, Hugo Segawa, José Tavares lira, Luis Antonio Jorge, arquiteta Mirthes Baffi (SMC) e poeta Roberto Bicelli (FUNARTE), 2012b. A disciplina estabelecerá, no segundo semestre, uma discussão da cultura de produção, valoração e fruição de paisagens brasileiras a partir de obras de arte, da literatura e do cinema. Será ministrada às sextas-feiras pela manhã, a partir das 10:00 hs. Ao final do curso os alunos deverão apresentar uma visão crítica das configurações e transformações em curso na Região Metropolitana de São Paulo (preferencialmente) analisando representações mobilizadas nesses projetos e nos debates decorrentes podendo os trabalhos serem publicados em número especial da revista Cidade sem Nome sob licença livre.

• AUP-0667 - ANÁLISE PAISAGÍSTICO-AMBIENTAL. ESTUDO DE CASO: PLANEJAMENTO DOS PARQUES NATURAIS DA ZONA SUL DE SÃO PAULO (graduação, Optativa). Professor responsável: Dr. Euler Sandeville. Monitores PAE: Mestranda (FAU USP) Arq. Gabriella Radoll, Mestrando (PROCAM USP) Biol. Henrique Pozo, Mestranda (PROCAM USP) Soc. Simone Miketen. Parceiros institucionais: Conselho Gestorda APA Bororé-Colônia e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade. convidados: Sueli Furlan (FFLCH USP) Felipe Spina (SVMA). O objetivo é elaborar, no contexto do Plano de Manejo da APA do Bororé-Colônia (Zona Sul de São Paulo), trabalhando na forma de um escritório de projeto envolvendo alunos de graduação, de pós-graduação, colaboradores e docente, o diagnóstico, diretrizes paisagísticas e estratégias de implantação do Parque Itaim ou do Parque Bororé, que serão encaminhadas como contribuição aos gestores públicos, técnicos e entidades envolvidas e publicadas.

• AUP 652 - PLANEJAMENTO DA PAISAGEM. Professores responsáveis: Catharina Lima, Eugênio Queiroga, Euler Sandeville, Paulo Pellegrino, Silvio Macedo. Monitores: Laurita Ferreira, Alessandra Queirós. Colaboração: MS. Roberto Vignola Jr.

• AUP 5810 - PAISAGISMO (pós-graduação FAU USP). Professor responsável: Dr. Euler Sandeville. A disciplina tratará da constituição do campo da arquitetura da paisagem, propondo discussão de projetos em curso na região metropolitana de São Paulo, apresentando ainda as diversas abordagens desenvolvidas em núcleos de pesquisa estruturados em Laboratórios na Área paisagem e Ambiente da FAU USP desdobrando-se ao final da em uma discussão da participação da população e suas instituições na transformação da paisagem e da pesquisa participante e da pesquisa ação na prática de ensino e pesquisa da universidade. Propõe-se como trabalho discente a avaliação de projeto em curso na região metropolitana visando a elaboração de um dossiê a ser publicado como edição especial na revista Cidade Sem Nome. convidados: professores Miranda Martinelli, Hugo Segawa, Silvio Macedo, Fabio Mariz, Catharina Lima, Vladimir Bartalini, Maria Angela Pereira leite, Vera Pallamin, Sueli Furlan, Reginaldo Ronconi, Henrique Parra, Raquel Rolnik, arquiteto Benedito Abbud. plano de ensino 2011

• ICA5764 - CONCEITOS E MÉTODOS NO ESTUDO DAS PAISAGENS. Professores Responsáveis: Prof. Dr. Euler Sandeville e Profa. Dra.Sueli Furlan

• CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA: Plano de Manejo de Parques da Compensação Ambiental do Rodoanel,trecho sul- Embu, Itapecerica, São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo. Coordenação Geral: Sueli Furlan (FFLCH). Coordenação da Equipe de Infraestrutura: Euler Sandeville. Graduandos: Larissa Elize Nebesnyj, Rafael Siqueira. Pós-Graduando: Simone Miketen, Gabriella Radoll.