O SENTIDO DA ESPIRAL NO LABIRINTO DE PAISAGENS CAMBIANTES INDAGA A ALMA CRIATIVA NO ESPAÇO COLETIVO

NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM - FAU USP
aprender com a cidade, aprender na cidade
retornar




sugere-se:

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: EDUSP, 2002

CALDEIRA, Teresa P.R. A Política dos Outros - O Cotidiano dos Moradores da Periferia e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

VOGEL, Arno; SANTOS, Carlos Nelson F. dos (coord). Quando a rua vira casa. Apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. Rio de Janeiro: IBAM, 1985, 3a ed. [pesq. 1979]

SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. Tradução Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MCHARG, Ian.L. Proyectar com la Natureza. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2000

DEBORD, Guy-E. Informe sobre la construcción de situaciones y sobre las condiciones de la organización y la acción de la tendencia situacionista internacional (documento fundacional, Cosio d'Arroscia, 1957). In Internacional Situacionista. Textos íntegros en castellano de la revista internationale Situationniste (1958-1968), vol. 1. Tradução Luis Navarro. Madrid, Literatura Gris, 1999, p 205-220.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GORZ, André. Carta a D. História de um amor. Tradução Celso Azzam Jr., Posfácio Josué Pereira da Silva. São Paulo: Annablume: Cosac Naify, 2008

LONDON, Jack. O Herege (The Aposta-te, 1906). In LONDON, Jack. De vagões e vagabundos, memórias do submundo.Trad. Alberto Alexandre Martins. Porto Alegre: LPM, 2005.

MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Tradução Edgar de Assis carvalho, 7a ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005
paisagem                ensino                pesquisa                arte
        espiral da sensibilidade e do conhecimento 

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz



SOBRE A ESPIRAL
SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento. Manifesto 2003. Disponível em http://espiral.fau.usp.br, acesso em 01 de março de 2010, 2003.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler . Manifesto Espiral. São Paulo: Cidade Sem Nome (http://www.cidadesemnome.org.br) n. 6, 2008.

SOBRE PAISAGEM
SANDEVILLE JR., Euler. Paisagem. São Paulo: Paisagem e Ambiente n. 20, 2005, pg. 47-59.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler . Paisagens e métodos. Algumas contribuições para elaboração de roteiros de estudo da paisagem intra-urbana. Paisagens em Debate, FAU.USP, v. 2, p. 1, 2004.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler.Paisagens são experiências partilhadas. 2004, inédito
SANDEVILLE JUNIOR, Euler ; Hijioka, Akemi. Flores da cerejeira e da paineira (Paisagens). Paisagem e Ambiente, v. 24, p. 201-207, 2007.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Paisagens partilhadas. São Paulo: Livre Docência, Faculdade de Arquitetura e urbanismo da USP, vol. 1, 2011. Paisagens partilhadas (sinopse)
SANDEVILLE JR., Euler. As Paredes, A Paisagem, As Formas da Morte, As Possibilidades da Vida. No prelo. 2011.

APRENDIZAGEM
SANDEVILLE JUNIOR, Euler. A paisagem do município como território educativo. In PADILHA, Paulo R.; CECCON, Sheila e RAMALHO, Priscila (Orgs.). Município que Educa: fundamentos e propostas. São Paulo, ED,L, Vol. 1, nov., 2010.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Paisagens vivenciadas, educação-pesquisa-aprendizado em ação. Anais do 10 ENEPEA - Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura. Porto Alegre: PUCRS, 2010.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Participação e universidade. Universidade e participação In: Anais do  Seminário Nacional Paisagem e Participação: Práticas no Espaço Livre Público. São Paulo: FAU USP, 2007.


LEITURAS BÁSICAS
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, No 19, Jan/Fev/Mar/Abr 2002.
BOSI, Alfredo. Um testemunho do presente. In MOTA. Carlos Guilherme, Ideologia da cultura brasileira, 1933-1974. Pontos de partida para uma revisão histórica. São Paulo: Ática, 1994, 9a. ed. p. I-XVII
CALDEIRA, Teresa P.R. A Política dos Outros - O Cotidiano dos Moradores da Periferia e o que pensam do poder e dos poderosos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
DEBORD, Guy-E. Informe sobre la construcción de situaciones y sobre las condiciones de la organización y la acción de la tendencia situacionista internacional (documento fundacional, Cosio d'Arroscia, 1957). In Internacional Situacionista. Textos íntegros en castellano de la revista internationale Situationniste (1958-1968), vol. 1. Tradução Luis Navarro. Madrid, Literatura Gris, 1999, p 205-220.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GORZ, André. Carta a D. História de um amor. Tradução Celso Azzam Jr., Posfácio Josué Pereira da Silva. São Paulo: Annablume: Cosac Naify, 2008
HEIDEGGER, Martin. Construir, habitar, pensar. Disponível em http://www.heideggeriana.com.ar/textos/construir_habitar_pensar.htm
LONDON, Jack. O Herege (The Aposta-te, 1906). In LONDON, Jack. De vagões e vagabundos, memórias do submundo.Trad. Alberto Alexandre Martins. Porto Alegre: LPM, 2005.
MCHARG, Ian.L. Proyectar com la Natureza. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2000
MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Tradução Edgar de Assis carvalho, 7a ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: EDUSP, 2002
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. Tradução Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela. Do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
VOGEL, Arno; SANTOS, Carlos Nelson F. dos (coord). Quando a rua vira casa. Apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. Rio de Janeiro: IBAM, 1985, 3a ed. [pesq. 1979]

ENFRENTAMENTO DE QUESTÕES DE MÉTODO NO GRUPO/MATERIAL EMPÍRICO

ESTRUTURAS DA PAISAGEM E INTERAÇÃO ESCALAR
BERNARDI, Lucia. O aporte das áreas verdes à conservação da natureza em Parque Natural Municipal, Montevidéu, Uruguai. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação de Mestrado, São Paulo: FAU USP, 2007.
RADOLL, Gabriela. Sistemas de Espaços Livres e População em bacia no Município do Embú. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Iniciação Científica, FAU USP, 2009.
RÜSCHE, Roberto. Potencialidades para a Criação de um Sistema de Espaços públicos de Conservação e Lazer na sub-bacia do Córrego Padre Simplício, Jundiaí, SP. Orientação: Euler Sandeville Jr. Iniciação científica: FAU USP, 2005.
SANDEVILLE JR. Euler; RADOLL, Gabriella. Dinâmicas da paisagem: espaço público, infraestrutura verde, e participação social nas políticas públicas. Arq.Urb- Revista eletrônica de Arquitetura e Urbanismo, v. 4, p. 55-79, 2010.

TRABALHOS DE CAMPO
ANGILELI, Cecília Machado. Paisagens Reveladas no Cotidiano da periferia. Distrito de Brasilândia, Zona Norte do Município de São Paulo. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Dissertação de Mestrado, FAU USP, 2007.
ANGILELI, Cecília Machado. Chão. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Tese de Doutoramento, FAU USP, 2007.
BROERING, Andreia. Mecanismos de envolvimento comunitário e gestão da paisagem do entorno de reserva particular de patrimônio natural - RPPN: Estudo de caso Paulo Lopes, Santa Catarina. 2008-2001.
MORENO, Juliana Cavalheiro. Comunidades quilombolas no entorno do parque estadual intervales: análises das relações e transformações da paisagem. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação de Mestrado, PROCAM - Universidade de São Paulo, 2009.
SANDEVILLE JR., Euler; ANGILELI, Cecília Maria de Morais Machado. Paisagem e Lazer: representações da metrópole (para os brasileiros de Brasilândia). Rio Claro: Revista OLAM, 2005.
SILVEIRA, Catarina Faria Alves. Paisagem: Lá e Aqui : estudo das práticas de transformação da paisagem em comunidades rurais da Zona da Mata Mineira. Orientação: Euler Sandeville Jr. Dissertação de Mestrado, PROCAM- Universidade de São Paulo, 2008.
SOARES, Cláudia Cruz. Heliópolis: paisagem que educa. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Dissertação de Mestrado, FAU USP, 2010 .
SUGUIMOTO, Flávia Tiemi. Paisagens do Médio Tietê: Formas de Uso e Apropriação de suas Águas para Lazer. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Dissertação de Mestrado, FAU USP, 2007.
VIEIRA, Rosana. Paisagens Invisíveis: os Sertões de Ubatuba. Orientação: Euler Sandeville Jr. São Paulo: Dissertação de Mestrado, FAU USP, 2008.



aprender com a cidade, aprender na cidade

NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM - FAU USP