O SENTIDO DA ESPIRAL NO LABIRINTO DE PAISAGENS CAMBIANTES INDAGA A ALMA CRIATIVA NO ESPAÇO COLETIVO

NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM - FAU USP
aprender com a cidade, aprender na cidade
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        espiral da sensibilidade e do conhecimento 

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz


ARRANJO INSTITUCIONAL E NOMES ANTERIORES DO GRUPO, DAS PESQUISAS E OUTROS

O Núcleo de Estudos da Paisagem e o LABCIDADE (Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade), assim como muitos dos projetos aqui relatados, bem como sua interface institucional, já receberam em outros momentos outros nomes designativos, conforme o momento em que procurávamos uma interlocução entre aspectois institucionais e operacionais ou conceituais. Por exemplo, o LABCIDADE foi fundado em 2005 com o nome de LABESPAÇO. Já o Núcleo de Estudos da Paisagem permaneceu com esta designação a maior parte do tempo desde sua criação em 2003. Da mesma forma os grupos de pesquisa tiveram denominações diversas nesse tempo, ainda que basicamente tenham se mantido em um direcionamento contínuo.

Atualmente, temos a seguinte configuração:

Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP, sob coordenação do professor Euler Sandeville, sediado no Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCIDADE, sob coordenação dos professores Euler Sandeville e Raquel Rolnik)

Os trabalho do NEP vinculam-se à Faculdade de Arquiteura e Urbanismo, no curso de graduação e pós-graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) vinculado este ao Instituto de Energia e Ambiente (IEE).

Os trabalhos do NEP dão ainda suporte e abrigam dois grupos de pesquisa registrados no CNPQ, para os quais contribuiu diretamente para sua constituição: o grupo de pesquisa PAISAGEM, CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL (FAU USP, liderado pelo prof. Euler Sandeville e definido pelo próprio NEP) e o grupo de pesquisa PAISAGEM, CIDADE e HISTÓRIA (FAU, FFLCH,FE, líder Ermelinda Pataca da FE, vice-líder Euler Sandeville)

Os trabalhos do Núcleo de Estudos da Paisagem se organizam atualmente em três linhas de ação, apresentadas na seção correspondente deste sítio, e que tiveram em sucessivos momentos nomes distintos, mas que basicamente correspondem a uma série de atividades, ou momentos de formulação, de um mesmo programa de trabalho, que persiste desde a criação do NEP, e mesmo anterior a ele, remontando a atividades docentes ainda na década de 1980.




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