O SENTIDO DA ESPIRAL NO LABIRINTO DE PAISAGENS CAMBIANTES INDAGA A ALMA CRIATIVA NO ESPAÇO COLETIVO

NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM - FAU USP
aprender com a cidade, aprender na cidade
retornar






pesquisas arquivos ações integração
links externos 
paisagem                ensino                pesquisa                arte
        espiral da sensibilidade e do conhecimento 

por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz


Apresentação
Este site tem como proposta difundir os estudos realizados pelo Núcleo de Estudos da Paisagem da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo no Distrito de Brasilândia. Estes estudos foram realizados durante nove anos (2004/2012) e foram produzidos colaborativamente com a população.
O primeiro estudo, resultado de uma pesquisa de mestrado denominada "Paisagens Reveladas no Cotidiano da Periferia" (2004/2007), foi desenvolvido a partir de uma abordagem humanística, e mostrou-se como um exercício de interpretação da realidade que acabou por questionar a inserção social do arquiteto frente a projetos de urbanização em áreas de carência social, urbana e fragilidade ambiental.
No segundo estudo, resultado de uma pesquisa de doutorado denominada "Chão" (2008/2012) com apoio da FAPESP, na qual foram apresentadas possibilidades de compreensão de paisagens e de interferência nos processos que as produzem, tomando como referência metodologias participativas. Esta pesquisa teve como proposta a implantação de células avançadas do Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP) nas áreas de estudo, nas quais pesquisadores e população foram parceiros na investigação da realidade, partilhando e produzindo conhecimentos, organizando ações, e difundindo estes conhecimentos por meios de comunicação social.

 

Protagonistas
MESTRADO - Antonio, Joane, Felipe, Israel, Célia, Camila, Flávia, Luiz, Lincoln, Washington, Black Gero, Dante Coiro, Debora, Eduardo, Euribia, Firmino, Geralda, Gisele, Iolanda, Juliane, Kelli, Larissa, Laudelino, Lidia Yamazaki, Lucélia, Luiza, Maria Bonfim, Marluce, Raul Siqueira, Rosa Maria, Sandra Regina, Waldir dos Santos, Zilda Moura.
DOUTORADO - Rogério, Toninha, Maria Aparecida, Benedita, Norma, Pamela, Marli, Sonia, Rose, Ivone, Maria, Tais, Mitiko, Pastore, Regicida, Luciane, José Eduardo, Leticia, Juçara, Rafael, José Carlos, Elcio (in memoriam), Renan, Iris, Frei Alamiro, Sineide, Lucilene, Marina, Simone, Robson, Jucilene, Rose, Cícera, Sandra, Noemi, Sérgio, Carlos, Vanusa, Salete, Rosa (Creche), Sandra, Rosa, Daniela, Jefferson, Padre Rogério, Valquiria, Gil, Maria José, Francisco, Marlene, Maria de Fátima, Padre Toninho, Teresa Lajolo, Irmã Carmem, Ideilza, Elaine, Cacilda, Marina, Fatima, Tatiane, Erika, Kethy, Francisco, Douglas, Kleberson, Julia, Black Gero (in emmoriam), Alexandre, Vinicius, Bruna, Marcelo, Cleyton, Mateus, Roberto, Otavio, Brenda, Roberto, David, Tairton, Sonia, Duilia, Severino, Du, Rita, Pedro, Unice, Leonaldo, Joselito, Faviana, Sueli, Adriana, Doralice, Adeilson, Andressa, João Vicente, Marcos, Osmar, Waldir, Marluce, Maria Bonfim, Raul, Jô, Jessica, Tiago, Simone e Kelly.
 

Pesquisadora Responsável
Cecilia Maria de Morais Machado Angileli - Urbanista (UBC, 2001) Mestre em Arquitetura e Urbanismo área de concentração Paisagem Ambiente (USP, 2007) Doutoranda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, área de concentração Paisagem e Ambiente(2008/2012), bolsista FAPESP (2009/2012). Atualmente integra o grupo de estudos Paisagem, Cultura e Sociedade: Processos Colaborativos FAU-USP e coordena o Núcleo de Estudos da Paisagem Avançado no Distrito de Brasilândia - LABCIDADE - FAUUSP
 

Orientador Responsável
Euler Sandeville - É Professor Associado da Universidade de São Paulo. Foi Coordenador (2005-2008) e é Vice-Coordenador (a partir de 2008) da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação da FAU.USP e foi Coordenador do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM.USP - 2006 a 2010). Coordena o Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCIDADE, FAU USP, http://labcidade.net.br) e o Grupo de Pesquisa (FAU USP/CNPQ) "NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM" (NEP/LABCIDADE) e é um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa "PAISAGEM, CIDADE, HISTORIA" (FFLCH USP). Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo na área Paisagem e Ambiente, e em Artes, priorizando processos colaborativos e participantes de ensino, criação, gestão e pesquisa, tendo como foco a paisagem. Trabalhou em ensino de I e II Graus e Supletivo, Museus, Teatros, Faculdades de Arquitetura, na Secretaria de Cultura e na Secretaria de Habitação de São Paulo, em escritório próprio com projetos premiados. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), graduação em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes (1984), Mestrado e Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Universidade de São Paulo (1993, A Herança da Paisagem; 1999, As Sombras da Floresta. Vegetação, Paisagem e Cultura no Brasil), pós-graduação em Ecologia (USTJ, 1996), Livre Docente pela Faculdade de Arquitetura e Universidade de São Paulo (2011, Paisagens Partilhadas). No portal espiral.org.br estão disponíveis sob licença livre projetos didático-pedagógicos, produção bibliográfica e de orientação, programas de trabalho e pesquisa e outras informações.



aprender com a cidade, aprender na cidade

NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM - FAU USP